Menstruação atrasada é sinal de gravidez?
Acontece muito da menstruação não descer na data prevista e o casal entrar em pânico pensando ser um sinal de gravidez, mas nem sempre é assim.Na verdade, existem diversas outras causas para atrasos e irregularidade menstrual nas mulheres, principalmente nas mais jovens, quando há entre as causas a imaturidade do eixo hormonal que ainda está se desenvolvendo e a síndrome dos ovários policísticos.Se seus ciclos se tornarem irregulares, talvez seja uma boa idéia conversar com um médico para investigar a causa e, se for o caso, iniciar o tratamento adequado.
Preocupação: Algumas vezes as mulheres têm variações nos ciclos menstruais – a menstruação atrasada, ou então o outro extremo, mais raro, menstruar muito freqüentemente.
Mas o que geralmente ocorre quando há mestruação atrasada é a suspeita de que se está grávida, medo, ansiedade, preocupação, mas mesmo com tudo isso algumas mulheres resistem à ideia de consultar um médico.Acontece que quando o atraso na menstruação não é provocado pela gravidez, outras possibilidades de problemas menstruais entram em jogo – e podem ser muito perigosos.
Nessa hora muitas mulheres procuram soluções na internet “é normal a menstruação atrasar quantos dias“, em busca de uma resposta mágica que, junto com um remédio para menstruar milagroso, resolvam defitivamente o problema. Algumas mulheres chegam ao ponto de procurar o médico só quando tem a menstruação atrasada 2 meses. Um absurdo!
Atraso na menstruação é normal? É normal a menstruação atrasar quantos dias?
O que pode causar atraso na menstruação?
Oligomenorréia: ciclos menstruais irregulares e infreqüentes. Assim como a amenorréia, a oligomenorréia não é uma doença por si mesma, mas sim o sintoma de alguma condição.
Insuficiência ovariana prematura: parada do funcionamento normal dos ovários em mulheres de menos de 40 anos de idade.
Fibrose uterina: tipo de tumor não-cancerígeno mais comum em mulheres em idade fértil.
Endometriose: ocorre quando tecidos que geralmente crescem dentro do útero passam a crescer fora dele.
Dismenorréia: menstruação dolorosa, incluindo cólicas menstruais severa